Projeto TJ
Formação
28.Set - Esperança x Esperançar
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Esperança x Esperançar

“Esperança é a âncora da nossa alma, segura e firme, e que penetra onde Jesus entrou por nós como precursor”cf Heb 6, 19-20. A Esperança é ativa. Por ela e com ela somos vencedores em todas as circunstâncias, pois nos conduz rumo à salvação. A Esperança cristã funciona como um escudo que nos protege contra o desânimo e a desesperança causada pelas decepções do mundo. A Esperança se exprime e se alimenta na oração. Faz-nos caminhar pela fé. 


O mundo muitas vezes faz o jogo da “Poliana”, aquela menina otimista que conseguia ver sempre uma solução, um mundo cor-de-rosa no meio do caos. O cristão não pode ser Poliana! Nossa esperança é Cristo, Deus vivo que morreu, ressuscitou e está presente e atuante no meio de nós.  Ele é a razão da nossa esperança!  Por isso o cristão não se decepciona; sabe em quem colocou sua esperança! Nosso Deus é fiel e faz novas todas as coisas.  


“A Esperança é a virtude teologal, dom de Deus, que nos faz desejar como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo, apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo”. (CIC 1817)


Esperança é dom.


Esperança é diferente de otimismo.


Esperança é crer sem ver.


Esperança é trazer para o presente uma realidade ainda oculta aos nossos olhos.


Esperança é saber ver com os olhos da fé.


Esperança é a capacidade de olhar e reagir àquilo que parece não ter saída.


Esperança não decepciona porque está fundada n´Aquele que é fiel.


Esperança é diferente de esperar. 


A esperança tem que ser do verbo esperançar.


O filósofo Mário Sérgio Cortella complementa explicando: muita gente tem esperança do verbo “esperar”, isto não é esperança, é espera. Ah! Eu espero que melhore, que funcione, que resolva...  Já esperançar é ir atrás, agir, não desistir. Por muitos séculos o povo de Deus caminhou na escuridão, iluminado apenas pela esperança na promessa. Assim o pai da nossa fé e da esperança cristã, Abraão, caminhou contra toda lógica humana, confiante na promessa de Deus.  A esperança cristã ainda hoje vai abrindo novos horizontes e nos tornando capazes de sonhar aquilo que é inimaginável. A esperança é um caminho difícil porque nos conduz para fora da zona de conforto e das seguranças humanas. Diz o Papa Francisco que “a esperança é também não ter medo de olhar a realidade e aceitar as suas contradições. Por isso Abraão na sua fé dirige-se a Deus para que o ajude a continuar a esperar. Então Deus fá-lo sair da tenda e ver o céu estrelado. E, onde olhos normais só vêem estrelas, os olhos de Abraão vislumbraram o sinal da fidelidade do Senhor”. 


Quando cremos e desejamos de todo coração, o Senhor nos conduz para fora de nós mesmos (nossa tenda), abre nossos olhos para o céu, nos faz sair da escuridão, reagir e realizar o sonho de Deus, penhor da nossa salvação. Que neste ano Mariano, Nossa Senhora interceda por nós e nos ajude a um “sim” pleno, generoso. 


Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net