Projeto TJ
Notícias da Igreja
 
17.Fev - Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 80 mil pessoas no Santuário de Aparecida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Romaria do Terço dos Homens reúne mais de 80 mil pessoas no Santuário de Aparecida

Entre os momentos centrais da Romaria esteve a Missa Solene, celebrada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no sábado, 15 de fevereiro. Pela primeira vez, a Celebração Eucarística foi campal, para oferecer mais espaço e segurança aos participantes.




A Missa foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e Bispo referencial para o Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreiro, além do reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, e outros sacerdotes.


 


“Terço dos homens é um sinal dos tempos. O Terço dos homens é um novo rosto da igreja do Brasil. O Terço dos Homens é uma rede que se está lançando para pescarmos cada vez mais pessoas para Jesus Cristo”, exclamou Dom Brandes durante sua homilia, de acordo com o portal A12, do Santuário de Aparecida.


 


O Prelado reforçou o convite a rezar o terço, ressaltando os benefícios desta oração. Segundo ele, “o terço na história de Aparecida é a oração dos milagres, onde nós obedecemos a Mãe que nos disse: ‘Fazei tudo o que Ele vos disser’”.


 


“Mãe querida, que nós sejamos o Terço que rezamos... O 'Agora' da Ave-maria nos compromete a ser aquilo que rezamos”, pediu.


 


A programação da Romaria do Terço dos Homens teve início na noite de sexta-feira, 14, quando Dom Gil Antônio Moreira presidiu a Missa de Abertura do evento e indicou que meditar o os mistérios do terço, em sintonia com a Palavra de Jesus e com devoção a Nossa Senhora, é um passo para ser missionário nos dias de hoje.


 


Isso se dá, segundo o Arcebispo, por meio da perseverança nos grupos de terço, mas também, “levando o amor de Jesus para sua casa, convidando outros homens para fazer parte do grupo do Terço dos Homens”. “Somos missionários do terço, propagadores de Jesus”, declarou.


 


Por sua vez, o reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, recordou que “a Romaria do Terço dos Homens se tornou a maior romaria acolhida pelo Santuário”. “Esta romaria não é grande apenas em números e sim na fé e no testemunho de oração. Viemos rezar e dirigir a Deus a nossa prece. Aparecida é a casa da Mãe, é a casa de vocês”, completou.


 


Após a Santa Missa, os romeiros seguiram em procissão luminosa pela Passarela da Fé até a Basílica Velha, onde permaneceram em Adoração ao Santíssimo Sacramento e Vigília de Oração.


 


No dia seguinte, 15, além da Missa Solene, aconteceu outro momento central da Romaria, a oração do terço no Altar Central da Basílica de Aparecida, seguida pela consagração à Nossa Senhora.


 


Durante a oração, membros de grupos do Terço dos Homens testemunharam a importância do terço em suas vidas. De acordo com A12, um desses testemunhos foi o de Gabriel Antonio Lopes, da cidade de Pontal (SP).


 


Ele contou que sofreu um grave acidente em 2011 e precisou amputar a perna. “No decorrer da recuperação eu tive várias turbulências na minha vida, pois eu não aceitava a minha situação e foi no Terço dos Homens, que eu encontrei a libertação, foi onde eu tive uma direção. Faz um ano e dois meses que estou no grupo de terço e lá estou encontrando um novo meio para viver. Para mim está sendo a salvação”, relatou.


 


Além dos adultos, também participaram do evento algumas crianças, como Luca Barreto Tomé, de 10 anos, de Florianópolis (SC), o qual participa da oração em sua comunidade e testemunhou que, para ele, o terço “é muito importante, porque como falaram nos depoimentos cura bastante pessoas e toda vez que eu rezo, peço pela minha família para que a gente possa ficar bem”.


 


Posteriormente, a programação da romaria contou também com um show, na noite de sábado, que teve a participação de Padre Antônio Maria, Mariangela Zan, Padre Reginaldo Carreira e Adriana Arydes.


 


Já no domingo, 16, os romeiros se reuniram novamente no Altar central da Basílica para a Missa de Encerramento, presidida por Dom Orlando Brandes, concelebrada por Dom Gil Antônio Moreira e pelo Bispo de Santo André (SP), Dom Pedro Carlos Cipolini.


 


Em sua homilia, Dom Gil Moreira afirmou que nesta Romaria, chamou sua atenção o olhar de Maria para com seus filhos. “A Mãe nunca tira o olhar de seus filhos, mesmo quando está longe. Ela nunca tirou os olhos de Jesus e ela nunca tira os olhos de nós, que somos discípulos de Jesus. O olhar de Maria nos aponta o caminho certo”.


 


“Queridos irmãos, queridas irmãs! Nossa Senhora nos leva sempre a Jesus. A missão Dela é levar-nos a Jesus, é fazer-nos escutar a Palavra de Jesus, a ver o que Jesus no ensinou. Por isso, eu tenho convicção de que o Terço dos Homens é uma ação de intercessão que Maria faz Diante do Pai pelo Brasil”, disse ainda o Prelado.


 


Fonte: ACI Digital


Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net