Projeto TJ
Formação
27.Set - Misericordiado, misericordiai!
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Misericordiado, misericordiai!

Três são as parábolas eleitas pelo Papa Francisco como ícones deste ano jubilar. Nelas percebemos o modo de agir de cada uma das Pessoas da Trindade.


Filho Pródigo – O Pai, aqui representado, ama tanto que acolhe o pedido, antecipa a herança e respeita, mesmo sofrendo, a liberdade de escolha de seu filho.  Muitos teólogos consideram que esta seja a parábola do Pai Misericordioso por representar o modo de agir de Deus Pai. O Pai dá liberdade, ama incondicionalmente, não condena,  está permanentemente à espera para afogar no seu abraço toda a miséria daquele filho e de cada um de nós, seus filhos. “Este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado” (Lc 15, 32).


Ovelha Perdida – O pastor deixa tudo e vai atrás da ovelha perdida. Não descansa até encontrá-la e trazê-la no ombro de volta ao redil onde será cuidada e restaurada. “Haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento” (Lc 15,7). O pastor normalmente é um homem robusto, forte, que não volta a casa sem sua ovelha perdida, buscando-a onde for, mesmo em despenhadeiros, espinhos e pedras, não se importando com os flagelos e chagas adquiridos no empenho de salvá-la. Assim fez Jesus, doando-Se até sua Paixão e Morte para nos salvar, levando para o céu, em suas Chagas, as marcas das nossas fugas.


Moeda Perdida – conta da senhora que varre sua casa e busca diligentemente até achar a moeda perdida. E tendo-a encontrado regozija-se com as amigas dizendo: Achei a moeda perdida! Nesta parábola vemos o agir do Espírito que ilumina nossa “casa” interior, nos movendo a uma grande e necessária faxina para recuperarmos a graça perdida. “Haverá júbilo entre os anjos de Deus por um só pecador que se arrependa" (Lc 15,10).


O Senhor nos chama a irmos e fazermos o mesmo:  perdoados, perdoarmos; respeitados em nossa liberdade, respeitarmos; encontrados, irmos ao encontro; misericordiados, misericordiarmos!  


Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net