Projeto TJ
Liturgia Diária
30.Set - 26ª Semana do Tempo Comum | São Jerônimo | Sexta-feira
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
  • 1ª Leitura
  • Salmo
  • Evangelho
  • Primeira Leitura  (Jó 38,1.12-21;40,3-5)


    Leitura do Livro de Jó.


    1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12“Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores? 14A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 15mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço


    rebelde. 16Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? 17Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? 18Examinaste a extensão da Terra? Conta-me, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 20Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” 40,3Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 4“Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.


    - Palavra do Senhor.


    - Graças a Deus.

    Salmo Responsorial (Sl 138)


    — Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!


    — Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!


    — Senhor, vós me sondais e conheceis,/ sabeis quando me sento ou me levanto;/ de longe penetrais meus pensamentos,/ percebeis quando me deito e quando eu ando,/ os meus caminhos vos são todos conhecidos.


    — Em que lugar me ocultarei de vosso espírito?/ E para onde fugirei de vossa face?/ Se eu subir até os céus, ali estais;/ se eu descer até o abismo, estais presente.


    — Se a aurora me emprestar as suas asas,/ para eu voar e habitar no fim dos mares;/ mesmo lá vai me guiar a vossa mão/ e segurar-me com firmeza a vossa destra.


    — Fostes vós que me formastes as entranhas,/ e no seio de minha mãe vós me tecestes./ Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,/ porque de modo admirável me formastes!/ Que prodígio e maravilha as vossas obras!

    Evangelho (Lc 10,13-16)


    — O Senhor esteja convosco.


    — Ele está no meio de nós.


    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas.


    — Glória a vós, Senhor.


    Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.


    — Palavra da Salvação.


    — Glória a vós, Senhor.

    Indique a um amigo
     

    Contato

       projetotj@projetotj.net