Projeto TJ
Notícias da Igreja
 
16.Nov - 18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife: Feira reúne espiritualidade e cultura
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
18º Congresso Eucarístico Nacional em Recife: Feira reúne espiritualidade e cultura

Mais de 140 expositores estão na Feira Católica do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que foi aberta na sexta-feira dentro da programação que antecedeu o início oficial do evento, 11 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda (PE). A inauguração da mostra contou com a presença do bispo emérito de Leiria-Fátima e legado pontifício para o CEN cardeal António Marto. Também participaram o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, o presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, e o arcebispo anfitrião, dom Fernando Saburido.


Até esta terça-feira (15), empresas como editoras católicas, de artigos religiosos, móveis e equipamentos para igrejas apresentarão as novidades dos segmentos. Também estão presentes marcas que atuam nas áreas de turismo, educação católica e serviços religiosos.


“Essa feira é uma grande vitrine do segmento no Brasil para o Nordeste e visa a promoção dos bens e serviços oferecidos aos católicos. É uma oportunidade para quem compra e para quem vende nesse mercado. Com um público qualificado: bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas de nossas comunidades, com certeza, a carteira de clientes e fornecedores ficará maior”, afirmou a presidente da Feira Católica, irmã Ivonete Kurten.


Antes de dar início às vendas, os expositores e voluntários participaram da Santa Missa na capela montada no mezanino do pavilhão do Cecon. A liturgia foi presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, monsenhor Luciano Brito. O secretário-executivo do 18º CEN, monsenhor José Albérico Bezerra, concelebrou a Eucaristia.


A empresa Nova Jerusalém Artes Sacras, de Goiânia (GO), produz velas litúrgicas e abraçou a oportunidade de exibir seus produtos para venda durante o Congresso. “É um meio de divulgar nossa marca e participar de um evento grandioso, que traz uma temática que preocupa não somente o Brasil, mas o mundo inteiro, que é proporcionar pão em todas as mesas”, disse o representante comercial, Danilo Correia.


Vida religiosa e riqueza cultural


A Feira Católica do 18º CEN também abre espaço para as Congregações Religiosas com uma ala dedicada às diversas expressões e aos mais diversos carismas da Igreja. Estão presentes, por exemplo, os Salesianos, Dehonianos, as Claretianas e os Camilianos, entre outros.


“Essa feira católica quer dar visibilidade a todo o trabalho missionário da Igreja através de sua organização como as comunidades de vida e missão e a todo o trabalho no campo educacional nos colégios e universidades”, explicou irmã Ivonete. A riqueza da cultura pernambucana também tem lugar na Feira Católica do CEN. Estandes expõem peças de artesãos locais feitas em diferentes materiais como madeira e argila, e no vão livre do pavilhão do Cecon grupos de dança e música apresentam números de forró, frevo e outros ritmos típicos.


“O visitante poderá conhecer parte do rico artesanato do estado de Pernambuco e do Nordeste, e saborear a sua deliciosa culinária – expressão da cultura e da vida nordestina. Como Arquidiocese de Olinda e Recife nos orgulhamos de poder reunir neste espaço empresas que expressam a nossa fé, nossa cultura e que ajudam os fiéis a construírem uma cultura de paz e não-violência”, declarou a irmã Ivonete.


(Fonte – CNBB NE2)


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net