Projeto TJ
Notícias da Igreja
 
09.Mar - Fé e cultura: o Prêmio Santo Tomás de Aquino à Fundação Ratzinger
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Fé e cultura: o Prêmio Santo Tomás de Aquino à Fundação Ratzinger

É a Fundação Joseph Ratzinger - Bento XVI quem vai receber o Prêmio internacional Santo Tomás de Aquino em 2023. O Prêmio, concedido pelo Círculo Santo Tomás de Aquino, é atribuído a cada ano a uma personalidade que se destacou no campo da cultura. Este ano, foi decidido atribuí-lo à Fundação Joseph Ratzinger em memória do Papa emérito Bento XVI, que faleceu em 31 de dezembro passado, lembrando-o como um mestre do pensamento ocidental.


O prêmio - informam os promotores - será entregue no sábado, 11 de março, na igreja de “Santa Maria della Libera”, em Aquino, cidade italiana da província de Frosinone, região do Lácio. O padre Federico Lombardi, presidente da Fundação Ratzinger - Bento XVI, receberá o prêmio. O convidado de honra, Eduard Habsburg-Lothringen, embaixador da Hungria junto à Santa Sé, concluirá a cerimônia. Ambos compartilharão um perfil espiritual e pessoal de Bento XVI.


O cardeal Joseph Ratzinger esteve em Aquino numa peregrinação privada com alguns de seus colaboradores da Congregação para a Doutrina da Fé, em 7 de junho de 1991.


Não apenas uma homenagem à memória de Bento XVI


"O prêmio internacional conferido à Fundação Joseph Ratzinger - Bento XVI representa não apenas uma homenagem à memória de Bento XVI, mas também o desejo de olhar os sólidos fundamentos do pensamento cultural e teológico", explica Andrea Gagliarducci, presidente do Círculo Santo Tomás: "É um prêmio - acrescenta - que tem uma clara continuidade com o prêmio conferido no ano passado ao cardeal Angelo Bagnasco. Assim como no ano passado quisemos homenagear a Igreja na Europa, também este ano estamos lembrando um Papa que fez da reflexão sobre a Europa um dos grandes temas de seu pensamento, em um caminho que quer nos levar a homenagear o Doutor Angélico como um verdadeiro santo europeu".


Durante a cerimônia, também serão apresentados os vencedores das bolsas de estudo do concurso internacional "Veritas et Amor". Este ano, serão concedidas quatro bolsas de estudo no valor de mil euros. Serão concedidos prêmios para duas dissertações ou monografias que atualizem o pensamento de Tomás de Aquino (Seção cultura) e duas obras de arte inspiradas na obra de Aquino (Seção arte).  A convocação de inscrições foi distribuída para mais de 200 instituições universitárias e academias de arte.


(com Sir)





Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net