Projeto TJ
Notícias da Igreja
 
22.Nov - JMJ Lisboa 2023: jovens portugueses abraçam o mundo em gesto simbólico
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
JMJ Lisboa 2023: jovens portugueses abraçam o mundo em gesto simbólico

Mateus Lino - Lisboa, Portugal


No Dia Mundial da Juventude, celebrado no domingo (20), um gesto chamou a atenção de quem passou pela região litorânea de Oeiras, em Lisboa, Portugal. Jovens portugueses, que participaram da celebração da Jornada Diocesana da Juventude, abraçaram o mundo na Praia de Santo Amaro de Oeiras. 


Mais de 190 bandeiras de diferentes países foram erguidas em direção ao céu num convite simbólico extensivo ao mundo para participar da Jornada Mundial da Juventude de 2023, que ocorre de 1 a 6 de agosto em Lisboa. Após esse momento, uma multidão que estava em volta delas fez um grande círculo e abraçou os jovens que estavam com as bandeiras em mais um momento que simboliza que a capital portuguesa está à espera de todos para o evento internacional. 


O coordenador do serviço da juventude do Patriarcado de Lisboa, João Clemente, confirmou que o gesto tem como objetivo ser uma mensagem para o mundo de que os jovens portugueses estão dispostos a abraçar todos. “Os jovens portugueses estão com muita vontade de acolher o maior número de jovens do mundo inteiro e é esse o caminho dessa organização para proporcionar o acolhimento de todos”, destacou ele.


Os mais de 4 mil jovens que participaram do abraço simbólico na beira da praia, também viveram um final de semana de animação, catequeses e oração. As Jornadas Diocesanas da Juventude ocorreram nas 20 dioceses de Portugal. Segundo o Patriarca de Lisboa, o cardeal Manuel Clemente, estes eventos são todos voltados para a JMJ e para preparar a juventude portuguesa para acolher os peregrinos que irão vir de todos os cantos do mundo:





“Será a grande ocasião para encontrarmos todo o mundo, com muita qualidade na estrutura e muita oração, para fazermos tudo aquilo que o Papa pede que façamos, assim como Nossa Senhora, que saiu apressadamente.”





Papa Francisco foi o primeiro peregrino inscrito


Há um mês, num domingo, 23 de outubro, o Papa Francisco abriu oficialmente as inscrições para a JMJ durante a oração mariana do Angelus, direto do Palácio Apostólico e para uma multidão de fiéis presentes na Praça de São Pedro. Assim, ele se confirmou como o primeiro peregrino a fazer a inscrição para o evento. 


O tema da próxima Jornada Mundial da Juventude é: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Trata-se, portanto, de uma alusão ao Evangelho de Lucas (Lc 1,39). Outras informações sobre a JMJ Lisboa 2023, acesse o site.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net