Projeto TJ
Notícias da Igreja
 
26.Jan - Papa: ser cristão é acolher sem fronteiras de cultura e geografia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Papa: ser cristão é acolher sem fronteiras de cultura e geografia

Vatican News


O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo às famílias que irão hospedar jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2023, que será realizada em Lisboa de 1° a 6 de agosto. Francisco inicia recordando que na ocasião a família vai aumentar, com mais jovens dentro de casa e isso “vai revolucionar tudo um pouco. Se quisermos falar em termos burgueses, vai ser um incômodo”.


Porém, continua o Papa, “vocês fazem isto com o coração grande, não apenas para servir, que já é uma grande coisa, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida”. “Estes jovens que vêm”, continuou, “vão causar problemas, incômodos e dar trabalho em suas casas, mas vão deixar sementes de outra cultura, vão deixar a semente de outro ponto de vista, vão questionar cada um de vocês em tantas coisas que vocês tomavam por certas e que agora veem que, por outro lado, podem ser feitas de outra maneira. Eles vão universalizar todos vocês”.


Seguindo sua Mensagem acrescentou ainda às famílias: “Vocês recebem jovens de toda a parte. Parece que é uma coisa pequena, porque cada família só vai acolher um ou dois jovens, no entanto, o universo cultural vai entrar em suas casas e vai sair neles, com a sua experiência”. E Francisco recordou também que “os próprios jovens estrangeiros dizem que a experiência mais rica foi a da família que os recebeu. A eles é isso, mas para vocês é uma prova de que se pode ser cristão de outra maneira, com outra cultura, com outro modo de ver as coisas”.


“Chamamos tudo isso de universalizar, abrir-se ao horizonte”. Por fim o Papa agradeceu mais uma vez afirmando: “Obrigado pelo que fazem, obrigado. Vai ser um incômodo para vocês, vai dar trabalho, mas vai ser uma semente do universo, de olhar para o horizonte mais além dos nossos pequenos limites, das nossas pequenas fronteiras, seja geográfica, cultural ou espiritual. Obrigado por esta generosidade de receber jovens”.




Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 
 

Contato

   projetotj@projetotj.net